O BLOG

Este blog é destinado ao estudo da análise técnica, em especial, de operações em bolsa de curto, médio e longo prazo com apoio da análise técnica. Não baseie seus investimentos em dicas de fóruns, de amigos, de parentes, de conhecidos, principalmente,em análises publicadas nesse blog, as quais não constituem qualquer tipo de recomendação de compra ou venda de ativos, sendo simples publicações das minhas percepções sobre o mercado.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Diferença entre ações PN (preferenciais) e ON (ordinárias)

As ações se dividem em PN (preferenciais) e ON (ordinárias). As ações ON garantem ao seu dono o direito de voto nas assembleias gerais para eleição de diretoria, por exemplo. Claro que, quanto maior a quantidade de ações que o acionista possuir, maior será o seu poder de voto, por isso alguns acionistas que têm quantidades pequenas de ações se unem para um voto comum.

Para cada ação ordinária no Brasil, a empresa tem direito a lançar uma ação preferencial. Se não houver distribuição de dividendos após três exercícios sociais seguidos, os acionistas PN adquirem direito a voto sobre essa distribuição em assembleia geral.

As ações preferenciais podem ser divididas em classe A (ação PNA) e classe B (ação PNB) e os direitos de cada uma constam no Estatuto Social de cada empresa. A preferência na distribuição dos dividendos só acontece se ela estiver prevista em contrato feito pela própria empresa, e não é uma regra.

2 comentários: